O que é falha de mercado?

mercado empresarial

Falha de mercado pode ser definida como a situação em que a alocação de bens e serviços por mercado livre não é eficiente. Ela ocorre como o mercado deixa de cumprir sua obrigação as falhas mais comuns envolvem casos de concorrência inadequada, informações inadequadas, imobilidade recursos, bens públicos e concorrência imperfeita. Estas falhas ocorrem em ambos os lados da procura e da oferta do mercado.

Governo falha ocorre quando o governo intervém no mercado para melhorar a falha de mercado, na verdade, torna a situação ainda pior.

Quando existe falha de mercado há uma razão para a intervenção governamental possível melhorar o resultado, mas não está claro que a ação do governo vai melhorar o resultado, desde a política de implementação da solução muitas vezes levar a mais problemas. Governo pode intervir para o mercado através de subsídios, salvamentos, controles de preços e salários, impostos e regulamentações. Tentativas de corrigir falhas de mercado também podem levar a uma alocação ineficiente de recursos.

Há algumas razões que levam a falhas de mercado são:

1. Competição inadequada

Competição inadequada existir quando a economia de mercado é o monopólio que é o mercado é controlado por uma pessoa ou um grupo pequeno de pessoas. O maior perigo do monopólio é que ele impede que os consumidores os benefícios da concorrência, as pessoas não podem depender do sistema de livre mercado para alocar recursos de forma eficiente ou para trazer a maior satisfação em vez disso, deve depender do monopolista que está acima do mercado. Monopolista usa cargos para evitar a competição ou restringir a produção, esta escassez de trazer que faz com que os preços mais altos também podem levar a má alocação de recursos escassos.

2. Informações inadequadas

Se os recursos devem ser alocados de forma eficiente a todos que são os consumidores, empresários e funcionários do governo devem ter a informação adequada sobre as condições de mercado. Quando a informação adequada não está disponível it `s difícil de empregar e distribuir recursos a nível eficiente que pode maximizar os benefícios para toda a sociedade, a informação, portanto, inadequada pode levar a confusão não só no mercado, mas também alocação ineficiente de recursos.

3. Imobilidade de recursos

Outra razão para falha de mercado é a imobilidade de recursos. A alocação eficiente de recursos exige terra, trabalho, empresários e capital para ser livre para se mover para o mercado onde os retornos são no máximo. Daí quando recursos são restritos a mover pode levar à falha de mercado como recurso pode ser atribuída a nível ineficiente ou subutilizado.

4. Externalidades

Externalidades podem ser definidas como um efeito colateral economia que beneficiar ou prejudicar terceiros não envolvidos diretamente na atividade. Externalidades podem ser classificados em duas formas externalidades positivas e negativas. Externalidades positivas são benefícios produzidos por uma atividade para o terceiro, por exemplo, o plantio de árvore em torno de sua área de residência pode beneficiar outro por ter ar fresco. Externalidades negativas ocorrer se uma ação prejudica terceiros. Por exemplo, a fumaça produzida pela empresa resultante da poluição, portanto, empresa poluir o ar que a sociedade vive perto de um afetada, Neste caso, a empresa está em situação melhor, enquanto as pessoas externas à empresa são feitas em pior situação. Externalidades são classificados como a razão para a falha de mercado porque os seus custos e benefícios não são refletidas no preço pago pelos compradores e vendedores no dos bens que produzem ou a compra e nenhuma compensação de prejudicial das atividades de produção.

5. Bens públicos

Os bens públicos são aqueles bens cujo são coletivamente consumida por toda a sociedade por exemplo, estradas, defesa nacional, polícia, etc proteção contra incêndio, como não são exclusivo (ninguém pode ser excluído é benefícios) e são rivais não (consumo por uma pessoa não ‘t impede o consumo por outro). Bens públicos levam a falhas de mercado como nenhum pagamento feito em bens públicos, uma vez por bens públicos são fornecidos somente para uma pessoa que é simultânea fornecido a todos onde, como um bem privado é fornecido apenas para o indivíduo que compra pode usá-lo.

6. Concorrência imperfeita

Um tipo de mercado que não operam sob as rígidas regras de concorrência perfeita. Concorrência perfeita implica uma indústria ou mercado em que nenhum fornecedor pode influenciar os preços, barreiras à entrada e saída são pequenas, todos os fornecedores oferecem os mesmos produtos, há um grande número de fornecedores e compradores, e informações sobre preços e processo é facilmente disponível . Formas de concorrência imperfeita incluem concorrência monopólio, oligopólio e monopólio.

Quando as empresas têm poder de mercado tendem a reduzir a produção, a fim de elevar os preços e aumentar os lucros. Este resultado em poucos bens produzidos nos mercados não competitivos e demais bens produzidos em mercados competitivos. Isso também significa que a renda está concentrada nas mãos daqueles que têm poder de mercado em detrimento dos que não o fazem.

Crédito: Global Business Enviornment-CU





• Deixe seu Comentário

Google+